sexta-feira, 22 de maio de 2009

Nossa Senhora Auxiliadora

"Esta invocação mariana encontra suas raízes no ano 1571, quando Selim I, imperador dos turcos, após conquistar várias ilhas do Mediterrâneo, lança seu olhar de cobiça sobre toda a Europa. O Papa Pio V, diante da inércia das nações cristãs, resolveu organizar uma poderosa esquadra para salvar os cristãos da escravidão muçulmana. Para tanto, invocou o auxílio da Virgem Maria para este combate católico.

A vitória aconteceu no dia 7 de outubro de 1571. Afastada a perseguição maometana, o Santo Padre demonstrou sua gratidão à Virgem acrescentando nas ladainhas loretanas a invocação: Auxiliadora dos Cristãos.

No entanto, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, a fim de perpetuar mais um fato que atesta a intercessão da Santa Mãe de Deus: Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, foi excomungado pelo Sumo Pontífice. Em resposta, o imperador francês seqüestrou o Vigário de Cristo, levando-o para a França. Movido por ardente fé na vitória, o Papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto.

O Santo Padre ficou cativo por cinco anos, sofrendo toda espécie de humilhações. Uma vez fracassado, Napoleão cedeu à opinião pública e libertou o Papa, que voltou a Savona para cumprir sua promessa. No dia 24 de maio de 1814, Pio VII entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral. Os bens eclesiásticos foram restituídos. Napoleão viu-se obrigado a assinar a abdicação no mesmo palácio onde aprisionara o velho pontífice.

Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de sua entrada triunfal em Roma."


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=232472



Fonte: http://blog.cancaonova.com/paulovictor/files/2008/05/2mauxiliad2.gif




Fonte: http://www.prdagente.pr.gov.br/arquivos/Image/c2_festasreligiosas/n.s.auxiliadora.a.jpg




Fonte: http://blog.cancaonova.com/fatimahoje/files/2008/01/auxiliadora.jpg




Fonte: http://blog.cancaonova.com/paulovictor/files/2008/05/nossasenhoraauxiliadora.jpg


Veja o blog na íntegra em http://imagensdenossasenhora.blogspot.com

Compare Produtos, Lojas e Preços

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP